CBB e Pró Basquete firmam parceria para gestão nacional do programa CBB Cuida

A CBB (Confederação Brasileira de Basketball) firmou uma parceria com a Pró Basquete para a coordenação técnica, pedagógica e administrativa do CBB Cuida, programa nacional voltado ao fortalecimento do basquete como ferramenta de transformação social, educacional e comunitária em todo o Brasil.

O CBB Cuida nasceu em 2019, numa iniciativa da CBB para aproximar a modalidade e as Seleções Brasileiras dos fãs, projetos sociais, escolinhas e muito mais, devolvendo um pouco do carinho e energia recebidas em todas as cidades em que o Brasil passa. Agora, com a Pró Basquete, o projeto vai ganhar o Brasil em ações inovadoras.

O CBB Cuida atua em três frentes complementares — CBB Cuida nas Escolas, CBB Cuida Social e CBB Cuida Comunidade — que juntas formam uma grande rede de apoio ao desenvolvimento do basquete brasileiro. O programa busca reconhecer e apoiar projetos sociais, levar o esporte para dentro das escolas públicas e aproximar a CBB da população por meio de ações presenciais em diferentes regiões do país.

A iniciativa reforça o compromisso da CBB em promover o basquete como instrumento de inclusão, educação e cidadania, consolidando um movimento que une o Brasil por meio do esporte.

O CBB Cuida é a nossa menina dos olhos e com um potencial gigante para fazer a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes. Queremos devolver o carinho que recebemos, nos aproximarmos ainda mais das ruas, dos projetos, das pessoas. E tenho certeza que a Pró Basquete é o parceiro perfeito para esse novo momento que já é um sucesso – citou Marcelo Sousa, presidente da CBB.

O CBB Cuida nas Escolas será a primeira frente a entrar em ação, com início previsto para 2026, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O projeto levará o basquete a 20 escolas estaduais, já no primeiro semestre, com professores da própria rede pública capacitados pela CBB e Pró Basquete, além do fornecimento de materiais e uniformes esportivos. O modelo poderá ser replicado em outros estados por meio de novas parcerias com Secretarias de Educação interessadas em aderir ao programa.

Com o CBB Cuida Social, que tem sua pré-inscrição aberta a partir do evento de 19 de dezembro de 2025, a CBB inicia um processo de mapeamento nacional de projetos sociais de basquete. Ao longo de 2026, iniciativas de todo o país poderão se cadastrar na plataforma cbbcuida.com.br/mapa-do-basquete. A partir desses cadastros, será realizada uma triagem dos projetos com base em critérios como tempo de existência, número de crianças atendidas, estrutura disponível, inclusão e gestão. Os projetos poderão receber apoio de assessoria ou o selo CBB Cuida, que reconhece instituições de referência no trabalho com o basquete social no país.

O CBB Cuida Comunidade representa o momento de maior proximidade da CBB com a população. Essa frente promove ações imersivas com jovens de diferentes regiões do país, selecionados a partir dos cadastros realizados no CBB Cuida Social. As atividades incluem clínicas de basquete, palestras e experiências com grandes nomes do basquete nacional que passaram ou atuam nas Seleções Brasileiras. Mais do que eventos, essas ações simbolizam o encontro entre o esporte, a comunidade e os valores que o basquete inspira.

“Estamos muito felizes em poder contribuir com a estruturação e a gestão do CBB Cuida. Acreditamos que o basquete tem um poder transformador e que, quando bem organizado, pode impactar gerações. Nossa missão é garantir que esse programa chegue com qualidade a cada escola, projeto e comunidade, fazendo com que o cuidado da CBB se traduza em oportunidades reais para crianças e adolescentes em todo o Brasil”, afirma João Marcelo Leite, presidente da Pró Basquete.

Esse momento representa uma nova fase de valorização e desenvolvimento do basquete social em todo o Brasil. Mais do que um selo, o CBB Cuida é uma trilha de evolução que começa nas escolas, fortalece os projetos sociais e chega até as comunidades — conectando todo o país em uma grande rede de apoio.

Compartilhe essa notícia: