A primeira edição da LPB Instituto Cury em São Paulo terminou neste domingo, 7, com um clima de união, aprendizado e celebração entre crianças e adolescentes de diferentes regiões do estado. Realizada no Clube Continental, a etapa final reuniu as equipes classificadas das três regiões da competição e proporcionou um dia de intensa troca de experiências, convivência e crescimento esportivo.

Muito além do resultado em quadra, a final marcou o encontro de atletas sub-15 que trilharam caminhos distintos até chegarem ao último dia da temporada. Entre uma partida e outra, o ginásio se transformou em um ambiente de integração, onde meninos e meninas compartilharam histórias, desafios e a alegria de representar seus municípios em um torneio que teve como foco o desenvolvimento humano por meio do esporte.
Coordenador técnico da Pró Basquete, Juan Pablo Figueroa destacou o valor simbólico da conclusão do campeonato. “Estamos muito felizes por termos conseguido finalizar esta primeira edição da LPB Instituto Cury. Foi um dia sensacional, com muitos jogos e diversão. Deu para ver a empolgação dos meninos e das meninas. Tivemos os ganhadores, mas realmente todos são vencedores por terem chegado à final. Ver essa alegria e o bom comportamento que todos tiveram fez tudo valer a pena. Agora é analisar as coisas que podemos melhorar, para que a próxima edição seja melhor ainda”.
A gerente executiva do Instituto Cury, Luciana Kamimura, destacou a importância do encerramento da temporada. “Para nós, do Instituto Cury, é uma realização enorme ver a materialização de tudo o que foi trabalhado nesta final da LPB. Acreditamos verdadeiramente no esporte como uma ferramenta de desenvolvimento biopsicossocial de cada pessoa, percebido para além das quadras. Estamos muito animados com tudo o que ainda está por vir em 2026, pois estamos só começando”.



Rafael Lemos (Franca)

Os resultados coroaram as equipes que melhor performaram dentro de quadra: Ribeirão Preto, campeã da Série Ouro; Vinhedo, vice-campeã; e Campinas, terceiro lugar. Pela Série Prata, o pódio teve Franca em primeiro, seguida por Barueri e Santana de Parnaíba.




Participações especiais
As finais também contaram com a participação amistosa de duas equipes do Clube Continental, instituição que sediou os jogos decisivos. Isso contribuiu para ampliar ainda mais a integração entre os atletas, reforçando o espírito de convivência, respeito e promoção dos bons valores que guiaram toda a temporada da LPB Instituto Cury.







Dever cumprido
Com a edição 2025 concluída, a LPB Instituto Cury teve êxito em demonstrar seu propósito de levar basquete, educação e oportunidades a cada vez mais crianças e adolescentes, consolidando-se como um projeto transformador no cenário paulista e que promete retornar mais forte em 2026.


















