Região II da LPB Instituto Cury reforça integração e promove dia de aprendizado e alegria em Osasco

A segunda etapa da LPB Instituto Cury (Liga Pró Basquete), promovida pela Pró Basquete e patrocinada pelo Instituto Cury, movimentou o sábado, 11 de outubro, em Osasco, reunindo crianças e adolescentes de Santana de Parnaíba, Votorantim, Osasco, Barueri e São Paulo. Os jogos aconteceram na FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) e proporcionaram muito mais do que meras partidas de basquete: foi um dia de convivência, descobertas e troca de experiências entre alunos de diferentes lugares.

Para o coordenador regional do Instituto ASPA, Victor Shing, a etapa foi marcada por momentos especiais dentro e fora das quadras. “Hoje foi especial. Daqui, saíram mais duas equipes que vão participar das finais. Mais importante do que isso, foi um dia diferente, onde as crianças conheceram colegas de outras unidades, uma comunhão muito gostosa, com muito basquete e muita energia positiva”.

Victor também destacou a apresentação de números de mágica de um dos professores, o que contribuiu para criar um ambiente descontraído e de união no intervalo das partidas. “Uma grande surpresa foi a performance do professor Guilherme, que também é mágico profissional. Ele fez uma apresentação divertida e surpreendente para todo mundo”.

A professora Luciana, técnica das equipes de Osasco e Barueri, ressaltou o entusiasmo dos pequenos atletas e o valor educativo da LPB Instituto Cury.

“Esse movimento vem desde as aulas. Foi quando eu comecei com eles falando que a gente poderia participar de um campeonato. Desde então, os alunos selecionados ficaram muito eufóricos, muitos me disseram que não conseguiam dormir ou comer de ansiedade. O mais importante é que eles estão muito felizes e que conseguimos trabalhar bastante a questão da convivência, da troca de experiências. O que vale não é só competir: é participar, é estar junto”, disse.

Entre os participantes, o brilho nos olhos entregava o quanto a oportunidade significou. Lucas Henrique, de 12 anos, aluno de Votorantim, celebrou a chance de viver algo novo. “Estou achando bem legal e interessante. Gosto bastante de disputar campeonatos. Faz uns dois anos que treino e gosto muito de jogar. A LPB está sendo muito legal, é uma experiência diferente”.

A colega Ana, também de Votorantim, compartilhou o mesmo entusiasmo. “Está sendo muito divertido. É bacana estar com os amigos e poder jogar. A gente não costuma sair tanto para isso”, afirmou a aluna de 12 anos, que começou a jogar basquete no ano passado e reforçou: “estou aprendendo muito com os professores”.

Representando o Instituto Cury, a assistente de responsabilidade social Yngrid Maciel destacou o impacto transformador do esporte. “É muito realizador ver todo mundo participando, ver as crianças interagindo. O esporte está dando essa mobilidade social para eles. É importante ver que estão se desenvolvendo, conversando fora das telas dos celulares e tendo interações saudáveis entre eles”.

Resultados da Região II

Com os resultados dos jogos, Barueri e Santana de Parnaíba chegaram à decisão da Região II, vencida por Barueri com uma emocionante virada no fim do confronto. As equipes garantiram vagas para a fase final da LPB Instituto Cury, que será disputada no dia 7 de dezembro, no Ginásio Baby Barioni, em São Paulo.

Incentivo

Com o incentivo do Instituto Cury, a LPB se consolida como um espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento do basquete, conectando crianças, adolescentes, professores e pais em um mesmo ambiente competitivo.

Além do aspecto esportivo, a iniciativa reforça o compromisso da Pró Basquete e dos institutos parceiros em promover o desenvolvimento humano dos participantes, incentivando valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e cidadania, fundamentais dentro e fora das quadras.

Confira mais fotos desse dia especial:

Compartilhe essa notícia: