Lideranças da ArcelorMittal e do SESI ES visitam a Capital Nacional do Basquete

Representantes da ArcelorMittal e do SESI Espírito Santo estiveram em Franca entre esta segunda-feira, 8, e esta terça-feira, 9, para uma imersão no universo da Capital Nacional do Basquete. A visita foi organizada pela Pró Basquete e teve como objetivo apresentar a metodologia de trabalho desenvolvida na cidade, além de proporcionar uma troca de experiências sobre esporte, educação e impacto social.

Participaram da programação Geferson Santos, superintendente do SESI ES, Michael Siemeintcoski, gerente regional do SESI Vitória, Tatiane Puiati, gerente executiva de Educação do SESI ES, Bernardo Enne, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Carla Brunoro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal, e Paloma Moreno, analista de Responsabilidade Social da ArcelorMittal.

Durante toda a visita, a comitiva foi acompanhada pela equipe técnica da Pró Basquete, formada pelo presidente João Marcelo Leite, Jamil Costa, coordenador técnico, Thiago Palma, gerente geral, e Juan Pablo Figueroa, coordenador técnico.

A programação teve início na manhã de segunda-feira, com uma visita ao Centro de Treinamento Hélio Rubens Garcia, do SESI Franca Basquete. Acompanhado pelo coordenador técnico do clube, Ricardo Ziotti, o grupo conheceu toda a estrutura utilizada pelas equipes profissionais e de base. Na ocasião, atletas das categorias de formação realizavam atividades no local, incluindo jogadores como Vini Santos, Kelwin Silva, Lucas Pires e Piá, que no dia anterior haviam conquistado o pentacampeonato consecutivo do NBB pelo SESI Franca Basquete.

Além do centro de treinamento, os visitantes passaram pelos espaços de fisioterapia e musculação e conheceram outras áreas do Centro de Atividades do SESI, como quadras esportivas, campos, piscinas e a estrutura educacional da unidade. O grupo também participou de uma reunião com Ricardo Ziotti para conhecer mais sobre a organização e a filosofia de trabalho desenvolvidas pelo clube e pela instituição.

Já no período da noite, a comitiva acompanhou um treinamento das equipes sub-12 e sub-13 do Instituto ASPA, realizado no Ginásio do Pestalozzi. A visita permitiu que os participantes vissem de perto a dinâmica das atividades desenvolvidas com as equipes de competição e a metodologia aplicada na formação esportiva dos jovens atletas.

Valores que transformam o futuro

Encerrando a programação de segunda-feira, a comitiva participou de uma confraternização com integrantes da diretoria do Instituto ASPA, que há muitos anos realiza projetos sociais em vários estados, tendo uma parceria já há 5 anos com a ArcelorMittal em Santa Catarina.

O momento foi uma oportunidade única para que os diretores contassem às lideranças de ArcelorMittal e SESI ES um pouco mais sobre os 28 anos de impacto do ASPA na vida de incontáveis crianças e adolescentes. Os próprios membros da diretoria são exemplos diretos desse trabalho desenvolvido no instituto, já que foram alunos do instituto e, mesmo não tendo se tornado jogadores profissionais de basquete, carregam consigo os valores e experiências que adquiriram através da prática esportiva em outras áreas de atuação. O espaço também rendeu discussões produtivas sobre iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do país e sobre a importância das parcerias para ampliar oportunidades.

Basquete e indústria

A programação continuou na terça-feira, com uma visita à fábrica da Calçados Shelter, parceira e patrocinadora das categorias de base do Instituto ASPA. Recebidos pela equipe da empresa, os visitantes conheceram a história da marca, os processos de produção e o funcionamento dos diferentes setores da fábrica. A apresentação foi conduzida por Elaine, responsável por detalhar cada etapa da fabricação dos calçados. Ao final da visita, todos os integrantes da comitiva foram presenteados pela Pró Basquete com um par de calçados da marca.

Conhecendo um multicampeão

Na sequência, o grupo participou de um encontro com o técnico Helinho Garcia, comandante do SESI Franca Basquete e atual pentacampeão consecutivo do NBB. Durante a conversa, o treinador compartilhou detalhes de sua trajetória profissional, falou sobre a reestruturação do clube nos últimos anos e destacou a importância dos valores transmitidos pelo esporte na formação humana.

Ao abordar iniciativas voltadas à capacitação de professores e treinadores que atuam em escolas e projetos sociais, como as Super Clínicas Pró Basquete e as realizadas em parceria com a Seduc-SP, Helinho ressaltou o impacto dessas ações para o crescimento da modalidade.

“Essa capacitação, somada à organização, é muito importante por ser um pulo-bola. E é importante que outras escolas vejam que uma escola está fazendo, que está formando times de basquete e fazendo competições, e queiram fazer igual”, afirmou.

O treinador também destacou como os ensinamentos do esporte ultrapassam as quadras e acompanham os participantes ao longo da vida. “Eu tenho amigos que, por mais que não tenham virado jogadores, contam que só chegaram onde chegaram por conta dos valores que aprenderam no basquete”, completou.

Durante o encontro, representantes da ArcelorMittal e do SESI Espírito Santo também compartilharam experiências sobre os projetos desenvolvidos no estado e discutiram formas de ampliar o impacto social do esporte na formação de crianças e adolescentes.

Lideranças compartilham visões

Encerrando a programação, a comitiva visitou o Campus HB do Magalu, em Franca, onde foi recebida por Carlos Renato Donzelli, presidente do SESI Franca Basquete, diretor executivo e membro do Conselho do Magalu. Durante a reunião, Donzelli falou sobre os princípios de gestão que sustentam o sucesso do clube e abordou a importância de manter uma filosofia sólida tanto no esporte quanto no ambiente corporativo. O dirigente também apresentou aspectos da cultura organizacional do Magalu, baseada na valorização das pessoas, na igualdade de oportunidades e no desenvolvimento de ações de impacto social.

Para João Marcelo Leite, presidente da Pró Basquete, a visita representou uma oportunidade importante de fortalecer conexões e compartilhar experiências que poderão contribuir para o desenvolvimento dos projetos realizados no Espírito Santo.

“Ficamos muito felizes por poder proporcionar esse intercâmbio de informações e pela oportunidade de replicar muito do que foi visto aqui. Sabemos que existe um grande desafio pela frente, mas também muita vontade de fazer acontecer. Essa visita serviu para energizar ainda mais nosso desejo de desenvolver um trabalho cada vez melhor no Espírito Santo”, destacou.

O superintendente do SESI Espírito Santo, Geferson Santos, ressaltou a importância da experiência para conhecer de perto a estrutura e a metodologia desenvolvidas em Franca.

“Estamos vivendo dois dias muito especiais aqui em Franca, conhecendo esse projeto maravilhoso de basquete que funciona em uma cidade que respira o esporte. Acima de tudo, estamos entendendo como funciona o trabalho com as categorias de base e os projetos sociais, para que possamos integrar ainda mais o esporte às ações desenvolvidas pelo SESI no Espírito Santo”.

Bernardo Enne, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, destacou a relevância da visita para fortalecer os projetos realizados pela empresa em parceria com a Pró Basquete.

“Está sendo uma ótima experiência para a ArcelorMittal estar aqui em Franca, conhecendo mais da história do basquete e toda a metodologia dos projetos. Essa visita tem um sentido muito forte para entendermos a parte social e o desenvolvimento construído nessa parceria, fortalecendo ainda mais o projeto que estamos levando para o Espírito Santo e que chega agora ao seu segundo ano”, contou.

Parcerias fortes

Para a Pró Basquete, a visita das lideranças representou mais um passo importante no fortalecimento das parcerias construídas ao longo dos anos e na consolidação dos projetos desenvolvidos. Além de proporcionar uma rica troca de experiências entre todas as instituições envolvidas, os dois dias de atividades ajudaram a reforçar ainda mais a confiança mútua e o compromisso compartilhado de utilizar o esporte como uma ferramenta de educação, inclusão social e transformação de vidas.

Compartilhe essa notícia: